A “Adega Pérola” foi inaugurada por portugueses da Ilha da Madeira, nos anos 50. Um estabelecimento de lusitanos com um quê da Espanha, uma adega mais conhecida pelos 100 tira-gostos do cardápio, a decoração simples com mesas e cadeiras de madeira em um ambiente com wi-fi, clientela formada por estrangeiros, grupos de amigos, casais, famílias e frequentadores fiéis. Tantos contrastes aumentam seu charme de restaurante pé-limpo com bar pé-sujo.
Nos anos 60, esse boteco de Copacabana, era habitué entre intelectuais e artistas que já beliscavam as porções de frutos do mar e petiscos diversos, além da variada carta de bebidas. Os vinhos perderam destaque e deram lugar ao chope gelado, servido por um time de garçons simpáticos e na maioria, com muitos anos de casa. Em 2011, recebeu o título de Patrimônio Cultural Carioca, oferecido pela Prefeitura, junto com outros bares e restaurantes tradicionais da cidade.
A principal atração da Adega Pérola, além da decoração, é o impressionante balcão com uma exposição de seus petiscos oferecidos para os clientes. Os pratos mais populares (servidos em pratos exclusivos) da casa são: o Rollmops (rolo de sardinha crua marinada com cebola), Batata Calabresa (carregada na pimenta!), Polvo a Vinagrete, Sardinhas Portuguesas e os Bolinhos de Bacalhau (que não podem faltar em um bar português). No balcão também encontramos iguarias inusitadas como: Azeitonas Gregas, Linguiça ao Vinho Tinto e Testículos de Peru.
O Alho Espanhol, outro prato excêntrico, mas que tive coragem de provar, não deixa gosto na boca. O garçom ofereceu o novo prato do cardápio, a Lagosta Cavaquinha, salgada no preço (100g sai por R$ 22,00) mas ao experimentar é fácil esquecer o valor, receita saborosa acompanhada por rodelas de cebolas.
Após alguns pratos e copos o preço da conta pode ser elevado, mas o ambiente descompromissado para almoço, jantar ou happy hour desse pé-limpo/pé-sujo faz até o mais pé-rapado virar fã de carteirinha.
Após alguns pratos e copos o preço da conta pode ser elevado, mas o ambiente descompromissado para almoço, jantar ou happy hour desse pé-limpo/pé-sujo faz até o mais pé-rapado virar fã de carteirinha.
0 comentários:
Postar um comentário