terça-feira, 30 de outubro de 2012

1 No Zi-Cartola tantas estórias...





Cartola e Zica abrem o Zicartola, em 1963, um bar que era freqüentado por jornalistas, intelectuais e músicos, entre eles Tom Jobim, Pixinguinha, Dorival Caymmi, e outros. No Zicartola também frequentavam novos artistas, querendo aprender um pouco mais de samba. Foi no Zicartola que Paulo César de Faria, se torna Paulinho da Viola. O primeiro cachê de Paulinho da Viola, foi dado por Cartola, que no momento disse algo do tipo “ Olha menino um dinheiro pelo seu trabalho, muito bom, parabéns!”.


Cartola numa boa fase resolve se casar oficialmente com Zica e para isso da um trato no visual. Cuida dos dentes e faz uma cirurgia em seu nariz,que tinha uma doença chamada Rosácea. 
Após dois anos, a casa de show Zicartola fecha suas portas, por má administração,e por uma característica curiosa, Cartola não cobrava conta dos amigos, e como 90% dos frequentadores era amigos dele,muito poucos pagavam pelo que consumiam. A casa também servia como moradia para eles, então eles tiveram que sair, e pedir ajuda ao pai de Cartola, o Sebastião, com o qual não ele falava fazia anos.

No local onde foi o Zicartola, hoje funciona o restaurante Pilão de Pedra. Fomos ao local tirar as fotos no horário do almoço, e como em qualquer outro restaurante no centro da cidade nesse horário, estava bem cheio. Podemos ver fotos da fachada do restaurante, e de uma placa que ficou na parede do lado de fora do local. Essa placa é uma lembrança de que naquele local funcionava o bar do querido e saudoso Cartola.

Não pude tirar fotos do interior, ate para preservar o horário de almoço dos clientes. Mas a alma do local permanece, com a lembrança registrada na placa, e o coração batendo mais forte, em ritmo de samba, por estar ali, onde foi o Zicartola.

1 comentários:

  1. Olá,
    Muito bacana a postagem!
    Abraços,
    Lu Oliveira
    www.luoliveiraoficial.com.br

    ResponderExcluir

 

Pés Sujos e Limpos Copyright © 2012